sexta-feira, 27 de março de 2015

Curiosidade: Origem do termo GIBI para HQs no Brasil

Sempre achei muito interessante como, desde criança ( e olha que eu era criança ali no começo dos anos 80 ), as revistas de historias em quadrinhos eram comumente chamadas de Gibi.
Eu sempre chamava de `revistinhas`, acho que porque era como minha mãe se referia a elas pra mim e acabei ficando neste termo até começar a falar disso com outras crianças na escola.

E mesmo naquela epoca eu não sabia porque chamavam as revistinhas de heróis assim, até que um dos meus tios, mais cultos, me explicou ainda naquela época.

Claro que pra muita gente isso não é novidade alguma, mas pode ter uma ou outra pessoa humana aí que leia o meu blog e ainda não saiba.

Em 1939, Roberto Marinho, do O Globo, para competir diretamente com a revista Mirim, lançou uma revista chamada Gibi.
Entre os personagens publicados no Gibi estavam Li’l Abner (Ferdinando), de All Capp, Charlie Chan, de Alfred Andriola, Brucutu, de V.T. Hamlin e Os Filhos do Capitão Grant, da obra de Julio Verne, desenhado pelo brasileiro Miguel Hochman.

Na edição número 03 da revista Gibi, foi publicado um conto de William C. White que conta a história de um menino… chamado Gibi.
Gibi com o Cavaleiro Negro
A revista Gibi foi responsável por muito do que as Empresas Globo são atualmente!  Ela não foi a primeira revista em quadrinhos do Brasil, mas seu sucesso foi inegável, tanto que, até hoje, a palavra Gibi é denominação genérica de qualquer Revista em Quadrinhos no país (assim como ocorreu com as marcas Gillete para lâminas de barbear, Bombril para as palhas de aço etc…).
De acordo com um antigo dicionário escolar do MEC, de 1965, Gibi significava menino, moleque.

Nos dicionários atuais a palavra já figura como sinônimo para Revista em Quadrinhos (e ninguém mais pensa em chamar um menino de gibi! Um caso raro em que a palavra perdeu seu sentido de origem e passa a ter outro totalmente diferente).

Justo considerar os créditos desta pesquisa toda ao site Gibiosfera, que foi de onde eu li esta informação. Parabéns pra eles ! 

Abraços do Quadrinheiro Véio !

2 comentários:

  1. Cara, eu sempre tinha a curiosidade em saber o porque do nome gibi, e agora eu enfim descobri.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua visita e pelo seu comentário !
      Apareça sempre !
      Abraço !

      Excluir