quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Os Supremos : Super-Humano

Hoje escreverei sobre os Supremos.

SupremosPelo que eu entendi, os Supremos são os Vingadores num Universo paralelo da Marvel, que foi criado e lançado em  2002. Neste universo paralelo, conhecido como Universo Ultimate, vemos os heróis um pouco mudados, com comportamentos mais "humanos", com o objetivo marqueteiro de atualizar os personagens da década de 60.

Supremos - Salvat
Estou colecionando as Graphic Novels da Salvat e acabei de ler esta edição.
Particularmente eu gostei muito da história que eu lí. Não sou especialista nestas histórias mais novas. Como Quadrinheiro Véio, ( leio desde 1983, quando tinha lá meus 7 anos... ) tenho um perfil meio conservador. Claro que eu sei que nunca a minha percepção mais ingênua e infantil será repetida nos dias de hoje, mas sei também que muito dos valores que os quadrinhos visavam passar se perderam nesta modernização dos tempos. As vezes penso que a tecnologia é que deveria evoluir e nós deveríamos manter alguns valores originais positivos. Mas, enfim, opiniões de um leitor antigo, que é o propósito deste blog.

O visual dos personagens foi alterado, não muito, mas foi. Alguns a gente até se acostuma, outros percebemos pouco... Como o Homem de Ferro, que está com uma armadura um tanto diferente. Só que o Homem de Ferro vive mudando de armadura. Praticamente todo novo desenhista inventa uma nova. As vezes acho que as pessoas não sabem a diferença entre antigo e clássico. E pra mim, a Clássica é a melhor. Porém como o lance dele é tecnologia a gente até entende este monte de atualizações. Surpresa é ele não mudar de armadura a cada página, né ? Enfim.

Capitão está bacana, não gosto daquela calça que faz parece calça de cintura alta, mas a gente acostuma. Já o Thor, eu até curti este lance dele mais Hippie, ecologista, etc... o que faz sentido mesmo já que é um deus com poderes de ordem climática, mas o martelo novo dele, com um lado machado ficou ridículo. Sério, na boa... como engolir isso ? Mais uma vez o lance do clássico x antigo. Não se muda um ícone. Mjolnir não precisava atualizar. Mas é a minha opinião, ok ? A vespa se tornar mutante também achei digno de um tiro no rosto. Péssimo... e o que é aquilo de dizer que ela tem hábitos de insecto  ? Que nojo !

Nick x Nick
Outra besteira homérica é a mudança absurda no visual do Coronel Nick Fury... Fala sério... a vida toda com ele branco, de suíças brancas ao lado da cabeça, e de repente ele vira o Samuel L. Jackson pirata. Cara, o visual é legal, mas poderia ser outro personagem. Porque mudar da água pro vinho ? Programa de cotas ? Nada mais preconceituoso do que ser obrigado a agradar a todos. A arte se perde quando é feita pra fora e não pra dentro. Quadrinhos perderam a arte quando os números começaram a ditar o rumo das histórias. Aliás, é culpa do Marketing 2.0. Em outro blog falarei sobre isso, sobre a perda de autenticidade humana. E o pior, as pessoas não querem mesmo ter pessoas autenticas no dia a dia delas, pessoas assim são imprevisíveis, mas impulsionam a humanidade. Imagina se pessoas como Steve Jobs, Michael Jackson e outros gênios fossem seguir tendencias de marketing pra criar ? Perderíamos muito... por isso que acho que o ápice humano acabou nos anos 90, como já previu Matrix.

SupremosMas, o roteiro é bom. O roteiro me impressionou um pouco e acho isso legal nos dias de hoje. Noto personagens mais humanos do que eram, e olha que o Stan Lee começou com isso de humanizar heróis quando lançou Namor, Homem Aranha e cia. Esta foi a grande sacada dele, aproximar os heróis de nós, meros mortais. Porém ao ler os Supremos cheguei a me desesperar com eles, a ficar com medo do Hulk, a perceber a fragilidade de uma pessoa como Bruce Banner ao ser exposto ao que ele foi. Ao ver a perda de controle do Pym quando atacou a vespa por ciúmes e quase a matou. Acho que a renovação trazendo personagens mais humanos, com vida pessoal interferindo na vida heróica foi uma sacada muito boa. Também acho muito divertida as referências ao cinema a até a editora rival. A passagem em que o Jarvis desmarca um encontro com o Alfred é impagável. E por este motivo, vale a leitura. Espero ter mais surpresas assim nesta coleção da Salvat.

DVDs Supremos
Este universo Ultimate também lançou mais personagens, como o Homem-aranha, Quarteto Fantástico, X-Men e etc... mas não adianta, não pegou. Também lançaram dois desenhos em DVD dos Supremos. Assisti os desenhos a uns anos, e até gostei. São bons roteiros, misturam um pouco de Ultimate com a série regular e o resultado é até legal. Mostra a origem nova desta equipe que foi B a vida inteira até o filme do Homem de Ferro lançar moda e os heróis mais B dos quadrinhos virarem mania pra uma população que, em uma parte, nem sabia da existência deles. Bom pros cofres da Marvel.

Abraços do ranzinza, oops, digo, Quadrinheiro Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário