sábado, 17 de maio de 2014

GUERRA CIVIL

Poxa, nem sei como começar. Fiz este blog pra ser sincero e pode ser que meu relato do que eu achei desta edição da Coleção Salvat não seja o que a maioria vai concordar. Mas tenho um compromisso de ser verdadeiro aqui e como não tenho a intenção de afrontar e nem ofender ninguém, saiba que aqui é a minha opinião expressa, e eu respeito e acho muito normal um monte de gente discordar, ok ?

Explicado isso, digo que não gostei mesmo de Guerra Civil. Foi tanto estardalhaço sobre esta HQ que eu comprei achando que estava trazendo Ouro pra casa, mas ao final era Pirita... hehehe...Percebe-se muito claramente que é uma 'crise' feita pra vender e pra mudar as coisas no universo Marvel. Não foi uma história feita pra ser algo normal, mas foi algo tão surreal e forçado ( minha opinião, ok ? ) que eu não acreditava que estava lendo algo que pra muita gente foi considerada a melhor saga dos anos 2000. Na boa, li coisas muito menores e muito melhores do que esta 'maxi-série'. 
Sei da importância desta HQ, que ela se estendeu por mais de 100 revistas, que ela mudou tudo no dia a dia heroico do mundo dos super -caras Marvel, mas isso não quer dizer que é uma boa história, entende ? É fraca, sem foco, toda furada, sem personalidade... todos os personagens tirados do seu 'eu' natural, mas não de forma a responder a uma situação natural externa. Foram mudados em sua essência de comportamento. A meu ver, foi algo tão forçado que não se reconhecia os personagens. E não dá pra dizer que é isso porque era um momento de crise. Nem ferrando... estes caras vivem passando por momentos de crise e isso não é motivo. A única lucidez que eu vi foi com o Justiceiro. Nem Demolidor, nem Capitão América, nem Homem-Aranha e nem ninguém mais chegou perto de algo digno de nota. Cara, desde quando o Aranha é tão inocente de cair na conversa do Tony e revelar sua identidade? Sério que alguém achou isso uma boa ideia? Só eu que vejo que é mais marketing do que uma boa história ? Até o Thor, em Renascer dos Deuses ( aqui ), percebe o quão ignóbil foi este ciborgue ridículo que o Reed criou com Tony e Hank.
Cara, jura que um cara como o Reed deixaria passar uma trava de segurança ? O Reed ? Ah, fala sério... forçado, forçado, forçado !! Já passei por muitas reformulações e crises de universos Marvel e DC pra reestruturação do mesmo e mudar o caminhar pra criar novas histórias e ganhar mercado, mas esta Guerra Civil não chega aos pés... e olha que Flashpoint da DC é boa, mas criou um universo muito patético e sem cabimento que é os novos 52. Esta HQ justifica o motivo de eu ter abandonado as HQ´s logo após o fiasco da Guerra dos Clones do Aracnídeio. Achei que nada seria pior... neste caso eu amaria estar certo.
Agora, prometo, vou tentar achar as coisas boas que eu gostei nesta HQ. Primeiro e a melhor de todas: Tirou aquele uniforme ridículo do Peter... sério que o Homem-aranha usava armadura até chegar aí ? Meu, graças a Odin eu perdi isso. Uma outra coisa bacana foram as justificativas para os X-Men e o Dr. Estranho ficarem de fora da batalha. Se a situação dos mutunas já era de vigiados pelo governo, não tinha sentido mesmo brigar... e como a Emma bem justificou, eles sabiam no que aquilo iria dar, então, melhor ficar de fora mesmo. Curioso é ter o Vovô mutante na capa da edição ( Vô Verine!!! tu-rum-tisss ), sendo que ele mal participa do comecinho. E outra curiosidade... embora o Vigia seja proibido de interferir, não tem história que ele apareça que ele se segure... hehehe.... ele sempre dá uma forcinha... e nesta, não. Então, tem tanta coisa ali que é fora do lugar, que eu só posso dizer que esta edição não foi feita pra mim, foi pra outro tipo de público e eu posso entender e aceitar isso perfeitamente.


Poxa, tentei, mas não consegui falar bem nem quando me propus... hehehe... Vamos lá, outro ponto que eu gostei foi a ideia da prisão ter o nome de 42... embora tenha sido mostrado na HQ que este nome veio por ter sido o 42o projeto da lista que os 3 montaram, sabemos que 42 é um pouco mais do que isso, né ? Curioso eles mandarem esta indireta de que esta prisão era a resposta a grande questão da vida, do universo e o tudo mais. Tem muitas outras referencias, mas nada que valha a pena listar.

O traço também não ajuda, mesmo sendo um cara que muita gente acha incrível, eu realmente sou um velho ranzinza e gosto mais de desenhos com mais movimento e menos pose. Steve McNiven não tem um traço que convence, parece inseguro... olhos sem vida, rostos que não são uniformes, parece amador ( minha opinião... ) e o Mark Millar visivelmente fez algo pensando mais na mudança do Universo Marvel do que na história em si. Não sei se me faço entender... Realmente me decepcionei bastante porque existe muito barulho sobre ela. Guerra Civil é uma ideia muito boa, que foi desperdiçada numa execução ruim, sabe assim ? Um final medíocre e 'preguiçoso', porém coerente com a bomba que é o decorrer da saga.

Bom, é isso. Perdoe-me se em algum momento invado a sua opinião. Saiba
que não quero ser desrespeitoso com ninguém e o espaço é livre pra comentar a sua opinião a vontade. Aliás, eu até gosto disso. Aprendo com os comentários porque me mostram pontos de vista que eu não percebi e sou bem aberto a este tipo de opinião. 

Abraços do Quadrinheiro Véio !

3 comentários:

  1. começo é ruim(visão critica minha)o meio é excelente e o final é horrível.Por que?O começo é MUITO forçado(aquelas mortes,a mãe do menino,o capitão)mas no meio o bicho pega,os dois lados se formam,ele conseguem fazer planos e tal.
    Mas tem o final,oque me da uma certa vergonha,sério que foi tão fácil assim?Fizeram tudo isso pra lado "X" perder?Sério isso Marvel?
    Bom não é "ouro" como muitos dizem mas é uma boa HQ,principalmente se fizer igual a mim(lado critico ficar off-line,mudo apenas diversão on-line)

    ResponderExcluir
  2. Então quadrinheiro...confesso que aguardei ansiosamente o seu comentário para essa edição! Pois é, longe de ser o clássico que todos falam...mas até que achei interessante certas partes! Por exemplo, o bom e velho Frank Castle bancando o espião...o próprio justiceiro se mantendo fiel aos seus ideais e se recusando lutar com o capitão...e o que mais me divertiu, o contra ponto entre Reed e Hercules!!!rsrsrs (essa eu acho que ninguém percebeu...hehehe) Reed operando a cabeça do clone do thor = 36h...Hercules operando a cabeça do Thor = 1 segundo!!!
    Concordo que os personagens deixaram de ser verossímeis...o pior caso foi com o cabeça de teia mesmo! Até as falas dele estavam forçadas...
    Já a arte acho um pouco engessada...mas este Steve mcNiven me agrada! Acho que se ele se dedicar bastante em procurar seu estilo, em algum tempo pode começar a fazer trabalhos fantásticos! Acho que o grande problema para nós quadrinheiro, foi a expectativa!!!
    Ahh...o final...poderia ter sido melhor do que o capitão congelar daquela forma....imagina ele perdendo o controle e esmurrando aqueles policiais, bombeiros e civis...e (talvez) o Cage o segurando e esbravejando, "Ficou louco homem, veja o que está fazendo??!?!?" ai sim, o congelamento e remorso...seria mais drámatico!
    Finalizando...o conceito de guerra civil foi sim genial, a execução é que foi sofrível...

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que se a mãe da criança fosse a mística ou outro vilão pasta manipular o homem de ferro seria bem mais coerente. Eu fiquei torcendo pra isso

    ResponderExcluir