quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os Novos Vingadores - Motim

Oi, amigos Quadrinheiros !

Não sei se muitos de vocês estão acompanhando a coleção oficial de Graphic Novels da Salvat, mas eu posso dizer que está valendo a pena. Claro que uma coisinha ou outra não vai agradar a todo mundo, algumas escolhas de estórias, por exemplo, mas no geral está sendo bem legal.

Hoje vou falar de Os Novos Vingadores - Motim. Esta edição não tem algo que podemos nos aprofundar muito. Ela reúne as edições de 1-6 de New Avengers que foi lançada originalmente em janeiro de 2005 nos EUA, e se passa logo após Os Vingadores - A Queda ( que também analisei aqui ). Após estes eventos marcantes e com a dissolução dos Vingadores, já que o Tony Stark agora está com pouco dinheiro pra manter a equipe e a maioria dos membros não tem mais clima pra continuar após a morte do Homem-formiga, Visão e Gavião Arqueiro, esta edição mostra uma nova equipe formada pela necessidade.
Uma fuga em massa de uma das instalações de segurança máxima da S.h.i.e.l.d., apelidada de "A Balsa", acaba por reunir um grupo bem improvável de heróis. Após uma reflexão meio nostálgica, relembrando o que formou o time original, Steve Rogers conversa com Tony sobre reunir uma nova equipe, já que o mundo necessita de uma super equipe, principalmente considerando que 42 dos 97 presos da Balsa fugiram. Então, acontece uma improvável formação em que Capitão América e Homem de Ferro reúnem Homem-Aranha, Luke Cage ( Powerman ), Wolverine e Mulher-Aranha. Tentaram convocar o Demolidor também, mas ele recusou respeitosamente, já que está numa fase conturbada. Confesso que como sou um grande fã do Demolidor, fiquei torcendo pra ele recusar mesmo. Sou do tempo que os Vingadores eram do time B da Marvel e não vai ser fácil isso mudar pra mim. Ainda não houve um momento deles que me fez acreditar que eles poderiam superar os X-Men, Homem-Aranha ou o Quarteto Fantástico. Mas, é minha opinião, não é uma verdade. Cada um pode e deve gostar do que quiser.
É a mesma dupla criativa da "Queda", sendo que é tudo um pouco mais sombrio. Os desenhos de David Finch estão formidáveis, mas ainda me incomoda um pouco as expressões faciais e movimento. Acho que ele cria muita pose e pouco movimento, sabe. Posições improváveis, até irreais no meio das lutas que faz parecer que os personagens estão o tempo todo fazendo pose pra foto. É um desenhista que é muito bom pra fazer capas, suas estórias parecem uma sucessão de capas... hehehe. Mas nada que incomode a leitura. Já o roteiro de Brian Michael Bendis é bom. Ele explora até um pouco demais as características dos personagens, como o Homem-Aranha que não para de falar e fala piadinhas o tempo todo. Sim, falar demais é uma assinatura dele, mas é muito usada e isso acaba cansando. Até tive vontade de mandar ele calar a boca. E considere que o Homem-Aranha é um dos personagens que eu conheço melhor. Li tudo que foi publicado dele desde o começo até o retorno do Peter Parker após horripilante saga do clone, que me fez afastar do personagem.  
Então, não lembro de ele forçar tanto a barra. O Capitão está sempre responsável demais e até gostei da volta da Mulher-Aranha original. Mas, sei lá, é tudo meio forçado. Tem uma hora que todos são presos pelados... sério isso ? Necessário ? A única coisa legal desta parte, é a Armadura do Homem-de-Ferro trabalhando sob comando de voz pelo Tony. Mas, de modo geral, você não fica preocupado, não sente medo, não fica ansioso pra saber como vai terminar. Não sente ameaça real. Mas pode ser que a continuidade que esta sequencia abre, seja boa. Não sei, não li.

Enfim, é bem legal saber como os Vingadores se viraram após os eventos de "A Queda", mas nada que mereça uma edição chamada Graphic Novel. Sem diminuir demais a qualidade, digo que é uma HQ muito interessante, mas não tem nada de épico, nada de extraordinário, nada profundo que leve a reflexão, que acrescente algo a vida do leitor. Apenas um bom entretenimento, que pra quem curte os Vingadores, vale a pena ser lido, mas sem esperar uma qualidade de roteiro superior ao das HQ´s regulares mensais.
Abraços do Quadrinheiro Véio.










9 comentários:

  1. OBS:no final nas capas alternativas ou coisa assim tem o caPEITÃO américa kkk tmb me incomodou um pouco isso das posições acho em um momento ótimas artes e dps tão surreais isso me encomodou um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que também reparou isso... assim não fico me sentindo um chato sozinho... hehehe... Obrigado pelo comentário ! Abraço !

      Excluir
  2. Olá!!
    Vamos comentar o comentário...rsrsr
    Amigo, só discordo de você em um única coisa...acredito que essa saga deveria sim estar na coleção...mas entendo seu ponto de vista, afinal nunca foi "fã" dos vingadores, o que não é o meu caso!
    A chato é que a a saga em que os metres do terror invadem a mansão dos vingadores e deixam o Hércules em coma não estará na coleção, assim como a sequencia em que Zeus sequestra os vingadores e os aprisionam no Hades em punição ao que aconteceu com Hércules também não estará...a lembrança da luta épica entre Thor e Zeus, arrasando o olimpo é algo fantástico e que merecia ser visto novamente.
    Acho que o Bendis, no final de "A Queda" achou o tom correto, relembrando as grandes sagas...e também gostei do tom com os novos vingadores e "Motim"...irônico o ultimo recrutado para o grupo original (capitão américa) virar o atual recrutador, não acha??? Agora é ver como ficará as próximas edições!!
    PS: Também sou um leitor que está voltando...fiquei anos sem acompanhar HQ's, me aventurei na época da série "Ultimate" por algum tempo, mas parei quando a coisa desandou..e estou voltando agora, com alguns encadernados apenas! Mas estou me divertindo bastante!!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vagner.
      Muito bom seu comentário. Aliás, me deixou bem curioso para ler esta passagem aí, do encontro de Thor e Zeus. Se puder, me indica onde e quando saiu pra eu procurar ?
      Bacana saber que tem mais gente como eu retomando as leituras, isso é bom. Acho que é um sinal de que, quem sabe, as HQ´s estão retomando seus bons tempos. Será ?
      Obrigado por comentar !
      Abração !

      Excluir
    2. Olá amigo!!!
      Aqui no Brasil essa saga saiu em capitão américa 150,nov. 91, pela Abril, no antigo formatinho!! (Nossa...o formatinho é nostálgico não acha?rsrsr)
      Foi uma baita aventura, o Thor utilizando uma armadura para poder ficar de pé...o cavaleiro negro se achando um zé mané entre os deuses...entre outros detalhes que não me recordo nitidamente.
      Eu que agradeço pelo espaço onde podemos compartilhar essa antiga paixão que sempre retorna!rsrsrs
      Espero que os quadrinhos voltem aos bons tempos sim...mas confesso que depois que acompanhei a LJ novos 52 durante um ano inteiro fiquei com o pé atrás...alias, os dois pés e mais uma mão atrás...tudo bonito no traço de Jim Lee (você concorda que David Finch e Jim Lee sofrem do mesmo mal...cada quadrinho é um poster em potencial???) e argumentos horrendos. Mas a marvel está me dando bastante alegria...Recomendo também Wolverine Inimigo do Estado, é bem exagerado...mas é na medida!!rsrsrs
      Forte abraço e até a próxima!!!

      Excluir
    3. Opa ! Também acho o formatinho nostálgico. Gosto muito.
      Vou procurar esta edição do Capitão América nos sebos da vida. Quem sabe eu acho.
      Realmente os novos 52, na minha percepção e gosto, não deu certo...
      Obrigado pelas dicas e indicações !
      Abraços !

      Excluir
  3. Oi Quadrinheiro Veio, quero parabenizar pelo seu trabalho aqui!! Muito bom mesmo! Acomponho seu blog já faz um tempinho e acho massa. O meu blog é o CEJAVIU? HQs e gostaria de saber se posso publicar lá alguns posts seus? Vai ser muito legal fazer essa parceria contigo ! Aguardo tua resposta! Saudações nerds!
    Segue o link, mas acho que você já conhece. rrsrs: http://cejaviu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giva.
      Eu fico bem honrado com sua mensagem. Acho seu blog bem mais completo do que o meu é realmente fico feliz por querer colocar alguns posts meus lá. Agradeço mesmo. Se achar que não foge dos assuntos e objetivos da sua página, pode colocar sim. Peço apenas que coloque a referencia de créditos com um link pra cá, ok? Mas me sinto mesmo honrado. Obrigado !
      Abraços !

      Excluir
  4. Massa!!! Pode deixar que coloco os créditos sim!!!!

    ResponderExcluir