quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Guerras Secretas - Marvel Super Heroes Secret Wars

Oi amigos do blog.

Perdoem estes dias sem publicações, como o blog é um hobby as vezes fico bem sem tempo pra redigir algo bacana. Claro que vocês não tem nada com isso, por isso peço desculpas e explico a ausência. Se quiser, poder vir aqui no novo blog para ler esta analise: Novo Blog - Guerras Secretas

Capa Secret Wars 1
Vamos ao post de hoje, onde falarei sobre uma das melhores ( pra mim, uma das TOP 5 ) estórias já lançadas pela Marvel: Guerras Secretas.

Esta tem um gosto mais especial, porque foi a primeira maxi-série que eu li na vida. Estava na casa dos 9-10 anos de idade, começando a aventura de ler sozinho alí por 1985 e minha mãe aparece com a número 1 em casa, porque vinha com um álbum e figurinhas de brinde, e eu AMAVA colecionar figurinhas ( depois eu viria a saber que na verdade, o ato de colecionar se tornaria uma grande parte da minha vida.... :ppppp ). Aí, estou eu lá lendo e me maravilhando com a primeira parte e fico fissurado pra ler tudo. E o que tem de especial ? Apenas um dos melhores crossovers da Marvel de todos os tempos.

Situando: O ano é 1984 e a Mattel quer lançar uma linha nova de brinquedos e pra isso faz uma parceria com a Marvel. Como a editora já tinha vários pedidos de fãs a anos pedindo um encontro de vários heróis e vários vilões em uma estória só, acabam juntando e lançam a série, a principio de cunho comercial, Marvel Super Heroes Secret Wars. O mais bacana é que, embora o objetivo primário fosse uma ação de marketing em conjunto, a estória é tão boa que até hoje é referencia pra muita gente ( eu incluso ).

Vamos resumir um pouco a publicação, já que meu objetivo neste blog é comentar e não registrar as estórias. Ainda mais que pelo que eu sei, já foi publicada 4 vezes no Brasil e se não me engano, na Coleção de Graphic Novels da Salvat vai sair de novo... hehehehehe... Dada a importância da estória, acho que todo mundo já leu, né.

Tudo começa com a aparição de um estranho aro gigante de aparência alienígena no meio do Central Park. E vários heróis vão lá pra descobrir o que é e acabam desaparecendo dentro dela. No momento seguinte são teleportados pra um confim da galáxia e percebem que estão em uma estrutura flutuando no meio do espaço. Em outra estrutura similar estão vários vilões, entre eles o Galactus, Dr. Destino, Homem Molecular, Ultron, Gangue da Demolição, Encantor e vários "peixes pequenos". Do lado dos heróis vemos X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico, Hulk, Homem-aranha e um Magneto deslocado. Quando você está tão confuso quanto eles, aparece uma fenda no espaço que destrói uma galáxia inteira e cria uma estrela e um planeta feito de vários outros bem na frente deles. E uma voz:

" Eu sou Beyonder, eu transcendo a simples existência. Destruam seus oponentes e todos os seus sonhos serão realizados." 

Galactus parte pra cima da fenda e o Dr. Destino o segue. De repente, os dois são rechaçados como se não fossem nada e a gente fica pensando em que tipo de "deus" está ali dentro da fenda. As máquinas se deslocam pro planeta em pontos diferentes e começa uma batalha. Acho que são vários momentos muito legais, é uma sucessão de bons momentos num roteiro muito coeso, avançado até se a gente parar pra pensar. Estão todos os personagens muito bem caracterizados. Temos um Dr. Destino incrivelmente diabólico, o Galactus como gostamos de ver, a interação entre todos os heróis, as divergências, discussões, acertos de conta entre os heróis e vilões, todo um fator humano, inteligente, heroico. Além disso, uma das cidades que foi usada pra formar o planeta é Denver. De onde vieram duas moças que o Dr. Destino deu poderes, a Vulcana e a Titânia.

Uma com poderes de calor e a outra com super força e uma arrogância maior ainda. Em um certo momento, a Titânia sai no braço com o Homem-aranha e leva uma surra do escalador de paredes... é um dos grande momentos da saga, que também tem direito a uma montanha inteira sendo jogada em cima dos heróis. Aliás, este era o número 4, que foi justamente uma das que eu quase fiquei sem. Na época que foi lançada no Brasil, nos idos de 1986, a periodicidade não estava certinha. Eu fiz meu pai correr tudo que foi banca da cidade pra poder encontrar. Lembro-me de fazer ele parar no meio do caminho de uma viagem pra casa dos meus avós em Minas Gerais pra eu consultar uma banca e, por sorte, achei. Fui lendo a viagem toda, feliz da vida ! ( e com as figurinhas... ). Lembrando também que a edição 12 foi bem complicada de achar... além de demorar muito pra sair, não foi pra todos os locais e eu levei meses pra conseguir saber o final da saga, já que não havia internet, né... :p Outras passagens que merecem destaque é quando o Homem aranha luta sozinho com todos os X-Men, quando o Thor peita os vilões sozinho e quase é desintegrado pelo Ultron que foi reprogramado pelo Dr. Destino pra ser seu guarda costas. Todos os heróis enfrentando Galactus para que ele não "coma" o planeta, e acaba indo absorver sua própria nave que tem o tamanho de um sistema solar. Dá pra imaginar isso ???
Vemos o retorno do Garra Sônica, a nova Mulher-aranha... muitos fatos que viraram canônicos. Inclusive o começo de uma nova fase solo do Coisa, já que ao final ele opta por ficar sozinho no planeta do Beyonder ( lá ele consegue mudar de aparência quando quer ) e pede pra Mulher Hulk ficar no lugar dele. A fase do Quarteto sem o coisa foi bem boa também, com direto a Zona Negativa e tudo o mais, mas é pra outro post.

O clímax é o final, sem dúvida alguma. O Dr. Destino consegue roubar a energia do Galactus e parte pra enfrentar o Beyonder e quando você pensa que ele perdeu a batalha, já com duas amputações, ele revida e vence o onipotente ser, tomando todo seu poder pra si. A partir daí, desespero é pouco. Ver o Dr. Destino grandioso, poderoso e ainda humano, é gratificante. Genial. Obra de Jim Shooter, grande argumentista que também era o editor da Marvel na época. Os diálogos muito bem pensados, mas tem que ler em inglês, já que em português estão bem mudados e adaptados. Inclusive na edição de A Teia do Aranha, uma fala enorme do Sr. Fantástico com o Hulk quando estava soterrados pela montanha foi cortada e ficou fraco. Tomara que a Salvat revise tudo e seja mais fiel no relançamento. Acho que merece um cuidado especial traduções de HQ, mas as vezes parece que quem traduz não é do meio. Há quem critique os desenhos, que foram divididos entre Mike Zeck e Bob Layton, mas eu já gosto, acho muito bons, gosto da forma com que são retratados, alguns enquadramentos são muito legais. Também acho algumas das capas muito históricas, principalmente a 10. 

Esta saga serviu também pra lançar o novo uniforme do Homem-aranha, que depois seria revelado como um simbionte alienígena, e por fim se tornaria o Venom ao se unir ao Eddie Brock algumas edições depois.

O curioso é que na época, a Gulliver lançava os produtos Mattel no Brasil, e como aqui várias estórias ainda estavam com muita defasagem da americana ( algumas em 3 a 4 anos de diferença do lançamento nos EUA ), a abril precisou fazer várias adaptações na história, mudar diálogo, adequar páginas e desenhos, pra não estragar a cronologia dos personagens que já estavam diferentes, alguns até nem tinham aparecido aqui ainda. Então, a Capitã Marvel, o dragão Lockhead e a Vampira que estavam no original, foram limadas completamente da publicação. Assim como foi inventado motivos pro visual de alguns heróis, já que a Tempestade estava na fase punk, o Professor X estava andando, o uniforme do Homem-Aranha voltou ao normal ( ainda não estava na hora aqui no Brasil)  entre outras mudancinhas. Só que eu só viria a saber anos mais tarde, quando foi republicado na revista A Teia do Aranha em 1996, a versão completa e com diálogos revisados e adequados novamente. Uma nota especial cabe neste momento, sobre como as versões se modificam. Pra mim, em muitos momentos, parecia que eu lia outra estória, já que as mudanças foram enormes e eu havia decorado muitas frases da original dos anos 80. E também nesta época as revistas vinham com fichas dos personagens no final. Muito legal mesmo... tudo mágico pra um garoto de 10 anos. Pena que eu não tive os brinquedos. Meu primo teve... eu ganhei o Thundertank e um Lion-o que acendia os olhos. Gostei do mesmo jeito.

Uns 2 anos depois foi lançada uma continuação, chamada de Secret Wars II, em que o Beyonder vem a Terra pra viver a experiencia humana... um desastre absurdo de publicação... não chegou aos pés da primeira e nem faz jus ao nome. Pena...

Como percebem, tenho uma ligação emocional com esta saga em especial. E sinto orgulho disso.

Deixo algumas imagens mais legais abaixo, espero que gostem.

Abraços do Quadrinheiro Véio.


  





















17 comentários:

  1. Fantástico essa história , uma pena eu não ter lido ela ainda , Mais com certeza se a Salvat lançar vai ser uma que com certeza pegarei .. ótimo post como sempre .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edno. Vale mesmo muito a pena ler esta saga. Se não me engano, está sim na lista da Salvat ! Abraços e obrigado pela atenção !

      Excluir
  2. Complicado não falar desta história e não denunciar minha idade...rs

    Realmente é uma das melhores histórias da Marvel (e dos quadrinhos).

    Sagas envolvendo tantos personagens e várias tramas paralelas são um desafio interessante que nos quadrinhos felizmente temos o prazer de ler histórias tão bem conduzidas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Flávio. E ainda conseguir caracterizar cada personagem, dentro de sua mítica foi muito legal. O momento do Thor curtindo a tempestade de raios, com a cara de felicidade que estava... incrível !

      Excluir
    2. Eu nunca li! É compra certa quando a Salvat lançar! Mas vendo essas imagens... É John Byrne, né? Cara, minha infância total! Quarteto, Aranha, Hulk, Mulher-Hulk, Reboot do Super-Homem, X-Men... Em todas ele tava! Sensacional! Curto muito a arte desse cara!!!

      Excluir
  3. Ih, cara! Agora eu vi que viajei! Os desenhistas são outros! Mas eu li tudo (rs)! Parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno. Eu também achei o traço parecido com o John Byrne. Eu sou muuuito fã dele, acho um dos melhores. A fase dele no Quarteto é uma das que eu mais gosto. Que bom alguém desta época comentando aqui ! E sei que este post ficou meio grande, né... vou tentar me controlar mais nos próximos. É que esta saga em especial tem muito gosto, é por onde eu passei realmente a amar HQ de Super herois. Abraço !

      Excluir
  4. Sou da mesma época do autor deste ótimo post --- época de John Byrne vs George Perez, pelo menos era assim na minha sala de aula ---. A Salvat lançará 2 encadernados contendo SW. Compra certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... Somos denunciados pelas nossas memórias, né Alexandre ? Mas pra ser sincero, tenho muto orgulho de ter vivido esta época. E realmente são dois fascículos de compra certa pra mim também !

      Excluir
  5. aquela q já lançaram(a Salvat agora)é essa inteira?Pois ouvi dizer q será feita em 2 pts é essa e a SW2 ou só essa dividida em 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa ! Então, esta que já saiu não é esta. Esta é no plural ( Guerras Secretas ) e a que foi lançada é a Guerra Secreta que eu comento aqui neste link ( http://oquadrinheiroveio.blogspot.com.br/2014/01/guerra-secreta.html ).
      Esta que eu comento no post atual ainda será lançada pela Salvat e será mesmo em 2 partes.

      Excluir
  6. Apesar de que muitos criticaram essa minissérie, para mim ela é um espetáculo. Realmente a cena citada, do Thor se comprazendo na tempestade, é antológica. Outro grande momento, em minha opinião, é quando Wolverine decepa o braço do Homem Absorvente... Demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayvison ! Obrigado pelo seu comentário. Cara, eu também achei muito louco o Wolverine decepar sem cerimônia alguma o braço do Homem Absorvente. Gosto muito desta mini !
      Valew !

      Excluir
  7. Muito bom o post! Bateu uma sdd! Acompanhei em 95 no segundo lançamento! Meu aamigo tinha o álbum de figurinhas de 84.
    Eu não sabia q se tratava de uma saga, qd relançaram achei q era só o álbum de figurinhas.
    Lembro q minha tinha em Nova Iguaçu comprou e me deu! Fiquei surpreso ao ver q era uma saga!
    Tinha uns 9 anos!

    Wesley alves Quintão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da hora, né Wesley ! Bons tempos... eu li mais ou menos nesta idade também. que legal que você gostou !!
      Apareça sempre !
      Abração !

      Excluir