sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Thunderbolts - Fé em Monstros

E aí, amigos Quadrinheiros.

Esta semana passou rápido e só agora consegui sentar pra escrever sobre mais um post, que no caso é sobre a edição número 57 da coleção oficial de graphic novels da Salvat, Thuderbolts - Fé em Monstros, que reúne as edições 110-115 da revista Thunderbolts americana, do ano de 2006.
Os eventos deste período se passam após a Guerra Civil, num momento que aparentemente os heróis haviam perdido o prestígio junto as pessoas normais e o governo resolveu unir uma equipe de vilões, dando um jeito de obrigá-los a trabalhar pra eles, prometendo uma recompensa após um período de tempo. A equipe liderada pelo ex-Duende Verde, Norman Osborn reunia vilões, alguns meio loucos, outros mais sãos, que deveriam fazer o trabalho de heróis em frente das câmeras pra trazer publicidade positiva para o governo após o desastre e destruição que ocorreram em Guerra Civil. ( Tá vendo ? O desastre que foi o arco Guerra Civil não ficou só aqui fora... lá no universo Marvel também foi destruidor... rs...
Ok, a idéia não é muito ruim... mas a execução... hummmm... ( onomatopéia da minha pessoa torcendo o nariz... rs... ). Sei que um monte de gente gostou desta HQ, mas eu realmente não gostei. E com todo respeito a quem gostou, vou falar sobre o que eu senti e percebi ao ler este encadernado, ok?
Pra variar, juntar um arco de histórias em uma edição encadernada não é uma boa idéia ( salvo raras excessões ) e esta história, pra mim, ficou muito cansativa, enrolada, desnecessária.
O roteiro de Warren Ellis é esticado, cheio de dramas, o que faz a gente ficar torcendo pra dois momentos da revista, que é quando aparece o Norman Osborn ( que parece que um parafuso se solta toda vez que se referem a qualquer coisa-aranha perto dele ) e o Mercenário, que é um vilão que eu adoro muito. Eu me amarro em vilão louco. ( Preciso ver com a minha terapeuta sobre isso... hahahaha ). Sério, vilões loucos, que mantam porque gostam de matar, são o máximo. Não tem nada que você possa dar a ele, não é ? Muito show ! Acho que o Ellis acertou mais em Extremis.
Outra coisa que não curti foi o traço do Mike Deodato Jr. Aliás, nunca curti o traço dele... Tipo,

ok. Não é que eu nunca curti, é que eu não vejo nada demais. Acho que as pessoas dele são artificiais demais. A única coisa que eu gostei mesmo é ele colocar uma participação do Jô Soares. Isso foi divertido e deve ter sido coisa dele, né ?

Uma coisa que eu achei legal é o Ollie Osnick aparecer, o Aranha de Aço. A última vez que eu vi uma história dele ele era um adolescente gordinho que era fã do Dr. Octopus e virou fã do Aranha após ter sido salvo por ele... uma história que ele e o Homem Sapo (?) se unem para ajudar o homem aranha... ele até usava óculos por cima da mascara... hahahaha... hilário... e eu não sabia que ele tinha crescido e continuado a ser um herói depois daquilo. Foi uma recordação bacana.
Uma outra coisa que eu não entendi é qual é a deste novo Venom. Ele cresce quando fica nervoso ? Quando foi que o Eddie Brock deixou de ser o hospedeiro do uniforme negro ? Eu fiquei tanto tempo longe que não vi nada destas mudanças... e até onde eu percebi, perdi muito pouco nestes últimos 14 anos longe das HQ´s. Também não curti o novo visual do simbionte alienígena... e aqueles olhos no meio dos olhos... achei muito esquisito... mas, sei lá... como sempre falo, devo estar cada dia mais me tornando um véio ranzinza...
O que salva a edição, por incrível que pareça, é o capítulo bônus no final, com o recrutamento do Venom. Mais poderoso do que me lembro quando era o Eddie, já que o Gargan é muito mais louco também.
Bom, se você está fazendo esta coleção, compre. Se quer não está, eu achei dispensável. Mas aí, é com você !

Abraços do Quadrinheiro Véio !





No novo blog: http://oquadrinheiroveio.com.br/

10 comentários:

  1. Eu gostei bastante do encadernado,sobre a arte do Deodato eu sou neutro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro. Obrigado por comentar !! Participe sempre ! Abração !

      Excluir
  2. Fala Meu amigo!!!Vamos para mais uma!!
    Poooxa viiiiiida!!! Não gostou???
    Pois é, esta eu curti!! Gostei do ritmo da história, da ideia dos vilões ganharem apreço da população, de ver o Norman Osborn assumindo o controle deste monte de lunático, mas nitidamente perdendo o controle sobre si...Fiquei bastante curioso para ver o desfecho desta trama, aliás este é o ponto falho desta coleção, apenas nos apresenta os fatos e não conclui a maioria. Realmente nisto eu concordo com você meu amigo, reunir edições desta forma tem se mostrado uma tremenda furada, pelo menos do nosso ponto de vista de leitores. O que me deixou ansioso nesta história, era chegar nos flash back's das entrevistas de emprego dos vilões!! Achei ótimo a forma de condução do Norman, e sim, o mercenário está excelente mesmo! Eu gosto do traço do Deodato mas também não vejo nada de mais, pelo contrário, não gosto do exagero que ele imprime em personagens de guarda-roupas XG...o venom está esteticamente horroroso, mas acho que já comentei aqui antes...o melhor venom para mim, é o do McFarlane e ponto. Para quem gostou, também fica a dica de Os Vingadores Sombrios, com praticamente essa mesma trupe reunida para se tornarem vingadores.

    É isso meu amigo! Forte abraço e até mais!!

    Vagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Vagner. Seu comentário é sempre um Post a parte !
      Concordo com seus comentários, eu tb esperava quando iria aparecer as entrevistas... Foi uma passagem legal. Mas ainda assim, achei bem arrastado... risos... Tb queria saber o desfecho. De repente isso salvaria a história. O Marcos Alves me disse lá no facebook que tem mais 6 edições após esta coletânea. Quem sabe isso sai um dia.
      Abração é o obrigado por comentar !! O próximo é sobre o Quarteto Fantástico !

      Excluir
    2. Só por gostar de desenhos do péssimo desenhista MacFarlane vc prova o quanto não entende de desenho.

      Excluir
    3. Oi, Marcelo. Eu provavelmente não entenda mesmo de desenho... Mas é aquele lance de gosto pessoal, sabe ? Eu não gosto de algo ou desgosto de algo por ser bom ou ruim. Eu gosto do que gosto e pronto. É mais ou menos assim: Beatles é uma banda musicalmente perfeita, influenciou meio mundo e são fodões. Eu entendo isso e mesmo assim, não gosto das musicas. As vezes a "coisa" bate. As vezes, não.
      Por isso que, pra mim, gostar de algo não tem a ver com entender.
      Saca ?
      Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Não gostei da arte dessa edição, mas dizem que é legal o roteiro. Já a edição do QF do Alan Davis foi o inverso gostei da arte mas fiquei com um pé atrás sobre o roteiro. Vou aguardar sair o review aqui pra decidir se compro ou não a edição do QF, essa do ThunderBolts vou deixar passar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto, obrigado por comentar. Acabei de colocar um post novo sobre a edição do QF. Passa lá, olha: http://oquadrinheiroveio.blogspot.com.br/2014/11/quarteto-fantastico-o-fim.html
      Abração !!

      Excluir
  4. É claro que você não gosta da arte do cara, ele é brasileiro e pior do Nordeste...então como gostar não é mesmo? Ah! Se fosse americano a opinião seria outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo. Não sei... acha que tem isso ?
      Primeiro que eu nem sabia que ele era nordestino... e o que você acha que onera ele só por ser brasileiro ? Eu conheço muito desenhista bom no Brasil.
      Voce acha que os desenhistas brasileiros são ruins ?
      Eu conheci um no Anime Friends na semana passada, que desenha a revista Tangram e ele tem o traço próprio, bem diferente do traço americano e embora pareça que ainda vai desenvolver melhor, eu gostei muito do que eu vi.
      Conhece esta Tangram ? Recomendo.
      Abraços !

      Excluir